Todas as cartas de amor são ridículas (ou não)

Um dos meus livros favoritos é “O amor nos tempos do cólera”, do escritor colombiano Gabriel García Márquez. É indiscutível que Gabo é genial, mas tem um elemento que faz com que este seja um dos meus livros preferidos: as cartas de amor.

O romance de Florentino Ariza e Fermina Daza existe apenas por meio de cartas. As dele, de amor e as dela, nem tanto. Já com o namoro desfeito, Florentino Ariza utiliza o talento que tem para demonstrar sentimentos (um tanto quanto exagerados) e passa a escrever cartas de amor para outras pessoas. “(…) sobrava-lhe tanto amor por dentro que não sabia o que fazer com ele, e dava-o de presente aos enamorados implumes escrevendo para eles cartas de amor gratuitas no Portal dos Escrivães” (p. 214).

Quando eu era criança, fazia algo parecido. Com menos talento para a escrita, mas com talento para o comércio, passei a vender papel de carta no colégio (quem nasceu nos anos 2000 nem deve ter ideia do que é isso). Além das cartas, eu vendia o serviço de escrever cartas de amor. O conteúdo geralmente era o trecho de alguma música sertaneja que eu retirava de um encarte de CD do Leandro & Leonardo. Eu até borrifava (provavelmente de maneira exagerada) um perfume nas cartas (e borrava toda a escrita).

Muito tempo passou e ainda me comovo facilmente quando o assunto é carta de amor. Concordo com Fernando Pessoa, “afinal, só criaturas que nunca escreveram uma carta de amor é que são ridículas”.

Hoje, por coincidência/ destino/ sintonia/ acaso, encontrei a notícia de uma carta de amor escrita por um veterano da II Guerra e que foi encontrada após 70 anos. A história é assim: Bill Moore de Aurora, então com 20 anos, era soldado, lutava na II Guerra e era apaixonado por Bernadean. Longe dela, a única maneira de continuarem o namoro era através de cartas. Com o fim da guerra, eles casaram, mas as cartas se perderam.

Porém, uma moradora do Colorado encontrou a carta ao buscar por discos de vinis em um brechó. Ela conseguiu encontrar Bill e entregou o texto. Mais bonita do que a história, é Bill relendo a carta e se emocionando. A mulher dele, Bernadean, faleceu em 2010.

Você é tão adorável, querida, que eu muitas vezes me pergunto como é possível que você seja minha. Sou realmente o cara mais sortudo do mundo, você sabe. E você é a razão. Até o seu nome soa adorável para mim”

Outra carta que fez sucesso este ano é a de Johnny Cash para June Carter. Ela foi eleita a mais bela carta de amor por uma pesquisa realizada por uma empresa de seguros britânicos. O texto foi escrito no dia do aniversário de 65 anos de June.

“Ficamos velhos e nos acostumamos um com o outro. Pensamos coisas parecidas. Lemos a mente um do outro. Sabemos o que o outro quer sem perguntar. Às vezes, nos irritamos um pouco. Às vezes, não nos damos importância. Mas, de vez em quando, como hoje, eu medito e percebo o quão sortudo sou por compartilhar minha vida com a mulher mais incrível que conheci. Você ainda me fascina e me inspira. Você me influencia para melhor. Você é o objeto do meu desejo e a razão número um para minha existência. Te amo muito. Feliz aniversário, princesa.”

Essa mesma pesquisa revelou que três entre quatro homens tinham escrito uma carta de amor no ano passado e que 38% das mulheres entrevistadas  admitiram nunca ter escrito uma na vida. Além disso, 46% das mulheres disseram considerar a tradição ultrapassada.

E você, qual foi a última vez em que escreveu uma carta de amor?

(Eu escrevi uma na semana passada. Não entreguei. Nem sei se vou entregar)

Um pensamento sobre “Todas as cartas de amor são ridículas (ou não)

  1. Eu escrevia muita carta antigamente, hoje nem lembro a última que escrevi. Obrigada por partilhar essas histórias Thaís.
    Enche nossos corações de luz.

Deixe uma Resposta

